Exibições
  • 18/05/2018

    20h00

Valor do ingresso:

R$40,00 inteiro | R$20,00 meio

Sinopse

Tentei contar algo a outros homens, sem quaisquer outras ambições, exceto talvez a de me vingar de ter nascido (Luigi Pirandello)

“Três vezes Pirandello, tragédia, drama, comédia”, reúne três atos únicos de Pirandello (1867- 1936), sem duvida o maior autor italiano do século passado, amarrados entre eles através dos diálogos Introdutivos de Roberto Innocente que assina também cenário e direção.

O assunto central de toda o obra de Pirandello, e também destes três atos único, é: A VIDA.

Um olhar atento, profundo, traduzido em uma linguagem dramatúrgica de grande potencia teatral.

No primeiro ato; “O homem da flor na boca” (tragédia) encontramos um homem ao

qual foi diagnosticada uma doença sem cura. Tem poucos dias de vida ainda, com a consciência que a morte está ao seu lado. Isso da motivo para uma profunda reflexão sobre o que é viver e como seja difícil perder este grande e único bem. No segundo “A certidão” (tragicomédia/drama) um homem, Chiarchiaro, considerado por todos um “azarento”, e por isso evitados por todos, encontra a solução ao seu problema em pedir o reconhecimento oficial do seu poder e assim poder trabalhar como “pé frio”.

Um jeito original, dramático e irônico de “salvar a própria vida”. No terceiro e último ato, “Cecé” é um galã meio malandro introduzido na alta sociedade que precisa sair de uma encrenca na qual se meteu.

Para fazer isso aproveita do Squatriglia, empresário pelo qual deu entrada com um ministro para resolver seus negócios.

Conseguirá resolver o seu problema e ter até uma recompensa a mais demonstrando quanto a vida seja uma comédia.

As três peças são ligadas entre elas através de um “dialogo imaginário” com o próprio Pirandello introduzindo cada vez o jeito de pegar a vida que a peça irá contar. Estas introduções, acompanhadas por música original siciliana, colocam o espetáculo num clímax mediterrâneo que é o contexto original das peças do Pirandello.

Produzido por Joseane Berenda com a colaboração do Grupo Arte da Comédia, o espetáculo faz parte dos projetos aprovados pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná – PROFICE e, após a estreia no Teatro TEUNI (Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná – Praça Santos Andrade) ao final do mês de abril, terá uma circulação nas cidades de Araucária, Almirante Tamandaré, Colombo e Campo Largo apresentando-se para os jovens das escolas estaduais e para o público adulto com um total de 20 apresentações.

Ficha Técnica

O homem da flor na boca – A certidão – Cecé

Autor: Luigi Pirandello

Diálogos Introdutivos e Direção: Roberto Innocente

Produção: Joseane Berenda com a colaboração do Grupo Arte da Comédia

Elenco: Joseane Berenda, Marwem HD, Anidria Stadler, Douglas Borba, Duilio de Pol e Pedro Inoue

Figurino: Gilca Rigotti

Cenário: Roberto Innocente

Cenotécnico: Bira Paes e sua equipe