.

O Teatro Barracão EnCena tem orgulho em apresentar

A programação das apresentações do:

27º Festival Alunos EnCena!

Especial: Drama

VESTIDO DE NOIVA

Ingressos aqui

A partir do olhar e direção de Rafael Pedretti, “Vestido de Noiva” ganha nova vida em uma encenação que mergulha nas profundezas da psique humana.
No limiar entre o real e o imaginário, Nelson Rodrigues explora a complexidade dos desejos, memórias e feridas. Frações moldam a alma de uma mulher que, entre o véu da lucidez e os ecos do passado, revela as sombras ocultas de sua existência.
Em uma narrativa fragmentada e onírica, o espectador tem o privilégio de desvendar os mistérios do inconsciente, em que o amor e a traição se entrelaçam em um jogo perigoso e fascinante.
Datas: 04 e 07 de outubro de 2024
Horário: 20h30
Local: Teatro Barracão Encena – Rua Treze de Maio, 160 – Centro, Curitiba
Ficha Técnica: 
Direção: Rafael Pedretti
Iluminação e Apoio Técnico: Clever d’Freitas
Cenário: Bruno Costa; Christiano Tavares; Marco Anthonio Siqueira; Gabi Fontana; Telma Andrioli.
Figurino: Amanda Estevam; Adriely Wachols; Julia Morales; Rafael Bach; Jonathan Mayer; Virgínia Bastos
Sonoplastia: Augusto França; Jorge Maczuga; Marina Bielanski; Thiago Quadros.
Comunicação: Amanda Estevam; Adriaela Wachols; Bruno Costa; Gabi Fontana; Julia Morales; Rafael Bach; Thiago Quadros; Telma Adrioly; Virgínia Bastos

AS BRUXAS DE SALÉM

Ingressos aqui

As Bruxas de Salém é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo Arthur Miller em 1953, baseada em fatos históricos ocorridos em 1692 na comunidade de Salém, Massachusetts. A peça conta a história de um período em que mulheres e homens inocentes, foram perseguidos e julgados por bruxaria, em um clima de paranoia e medo.

Adaptação e Direção: Juscelino Zilio

APRESENTAÇÕES:

– Dia 05 de outubro, sábado, às 19h.

– Dia 08 de outubro, terça-feira, às 20h30.


GOTA D’ÁGUA

Ingressos aqui

A peça teatral “Gota d’água”, foi escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes em 1975. Conta a história de Joana, moradora de um conjunto habitacional, que foi abandonada com dois filhos por seu marido Jasão, um sambista que deixa tudo para ficar com Alma, filha de Creonte, proprietário da vila. A história destaca discussões sociais e de classes, retratando as dificuldades de subsistir de todos os moradores do conjunto. Enquanto Jasão desponta para o sucesso com uma música chamada “Gota d’água”, Joana está afetada profundamente por sua raiva e a dor do abandono.

Ficha Tecnica:

DIREÇÃO E ADAPTAÇÃO – Thyane Antunes
PRODUÇÃO – Milena Cansian, João Quintino, Nicolle Netzel
CENÁRIO – Miguel Moreira, Adam Stencel
FIGURINO – Amanda Gracia, Vicky Cortez, Leticia Bueno, Mavi Waismann
SONOPLASTIA – Terry do Vale, Joshua Verveiga

Apresentações:

– Dia 05 de outubro, às 21h.


PROPRIEDADES CONDENADAS

Ingressos aqui

Propriedades Condenadas. Espaços corrompidos. Destroços de realidades. Um mosaico cênico de desesperanças da humanidade. Este espetáculo retrata, entre outras, a história de Willie, uma menina de 13 anos envelhecida pelo tempo. Em um de seus passeios, ela encontra Tom, um garoto um pouco mais velho com quem compartilha sua infância de perdas, lembranças da irmã, sua realidade de ilusões e o ser mulher. Partindo deste texto de Tennessee Williams, reconstruímos um universo poético para a narrativa agregando outras dramaturgias de vários autores (incluindo o próprio Tennessee) dando a encenação um ritmo ágil, realista, e que a todo tempo constroi e reconstroi universos paralelos e por vezes, distópicos.

FICHA TÉCNICA:

Direção: João M. Cruz
Dramaturgia: Tennessee Williams
Assistência de produção: Mayanne Bader, Rodrigo Gioppo
Cenário: Susany Ferreira, Kingman asher, Tiago Fernandes
Figurino: Guilherme Fagundes, Valentina Bleninger, Célio Yano
Sonoplastia: Nycole Spring, André Cabral, Francine Barriquel
Divulgação: Jéssica Campos, Julia Souza
Elenco: Julia Souza, Jéssica Campos, Rodrigo Gioppo, Valentina Bleninger, Francine Barriquel, Célio Yano, Mayanne Bader, Susany Ferreira, André Cabral, Guilherme Fagundes, Nycole Spring, Tiago Fernandes e Kingman Asher

APRESENTAÇÕES:

– Dia 06 de outubro, domingo, às 19h.
– Dia 12 de outubro, sábado, às 21h.


 

A ÚLTIMA CARTA

Ingressos aqui

A última carta é uma história cheia de camadas, emoções, que expõe com delicadeza e cuidado temas difíceis e recorrentes na sociedade, especialmente na adolescência.

Conheça a história de Miguel, Maya, Camila, Tamires e muitos outros personagens.

FICHA TÉCNICA:

Direção – Thyane Antunes
Produção – Gabriel Lucena, Jéfferson Jesus e João Pedro Luiz Kleina
Figurinos – Jubs Castello e Laura Reiz
Cabelo e Maquiagem – Luiza Ricetti e Bia Casey
Cenário – Isadora Viana, Valentina A. Salustiano e Giovani Castro
Sonoplastia –  Luan Carvalho, Moly Alves, Maurício  Burmester, Gabriela Barbosa, Gustavo Moura e Leonardo Ruiz
Divulgação – Dábata Hodas, Gui Rodrigues, Maddu Annies e Igor Santana
Elenco – Gabriela Barbosa, Bia Casey, Gabriel Lucena, Igor Santana, Dábata Hodas, Giovani Castro, Gui Rodrigues, Isadora Viana, Jubs Castello, Gustavo Moura, Leonardo Ruiz, Luiza Ricetti, Jéfferson Jesus, Laura Reiz, João Pedro Luiz Kleina, Moly Alves, Luan Carvalho, Maurício Burmester, Valentina A. Salustiano e Maddu Annies

APRESENTAÇÕES:

– Dia 06 de outubro, domingo, às 21h.
– Dia 13 de outubro, domingo, às 21h.


TERROR E MISÉRIA DO III REICH

Ingressos aqui

Terror e Miséria no Terceiro Reich é uma peça teatral do dramaturgo alemão Bertolt Brecht que aborda a vida cotidiana dos alemães sob o regime nazista. A obra é composta por cenas curtas e independentes que mostram diferentes facetas do regime e da repressão nazista.

A peça é baseada em relatos de testemunhas e notícias de jornal, e pretende mostrar o comportamento das diferentes classes sociais sob a ditadura fascista. Brecht pretendeu com esta peça continuar o teatro político e as experiências do teatro épico, e que a arte fosse utilizada para explicar os problemas da sociedade e mobilizar a consciência política.

Com direção de Adriana Sottomaior e estrelada pelos alunos do módulo Drama C do Barracão Encena 2024, Terror e Miséria no Terceiro Reich é uma peça teatral que estreia no dia 9 de outubro às 20:30 e uma segunda exibição no dia 19 de outubro às 19h, no teatro Barracão Encena, no centro de Curitiba.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Adriana Sottomaior
Iluminação: Clever D’Freitas
Produção:  Matheus Damazio e Yasmim Afonso
Figurino: Alber Fortunato, Érica Lisboa, Gustavo Hanke, e Shin Chikazawa.
Caracterização: Vilton Manso
Cenografia: Julia Luz e Paloma Rodrigues
Sonoplastia: Nanda Marengo e Ysnaia Stein.
Divulgação: Guilherme de Castro, Luzz Sferreira e Malu Nogueira
Elenco: ⁠⁠Alber Fortunato, Érica Lisboa, Guilherme de Castro, Gustavo Hanke, Julia Luz, Luzz Sferreira, Malu Nogueira, Mariane Antoniacomi, Matheus Damazio, Nanda Marengo, Paloma Rodrigues, Shin Chikazawa, Vilton Manso, Yasmim Afonso, Ysnaia Stein.

APRESENTAÇÕES:

– Dia 09 de outubro, quarta-feira, às 20h30.
– Dia 19 de outubro, sábado, às 19h.


ESTAÇÃO DE CHUVA

Ingressos aqui

Temporada de chuva. Precipitações. Estações de canções nostálgicas. N’uma colcha de retalhos cênicos, somos contemplados por pequenas histórias de moradores de um prédio cheio de desamores em meados do século XX. Dramas urbanos e realistas são apresentados como recortes que vemos através de janelas urbanas da vida cotidiana desses moradores desolados e miseráveis. Usufruindo das peças de um ato de Tennessee Williams, este espetáculo apresenta de forma natural, sincera e visceral, seis histórias paralelas que se entrelaçam nessa moradia da desesperança.

FICHA TÉCNICA:

Direção: João Mauro Cruz
Dramaturgia: Tennesse Williams
Assistência de produção: Cristiane Schardosin, Danielle Koch
Cenário: Amanda Santos,Antônio Reis
Figurino: Isadora Gaiarim, Isabella Gaiarim, Fernanda Biss
Sonoplastia: Theo Tavares, Hugo R.L. Kosop, Gabriel Abou, Daniela Kallina
Divulgação: Guilherme Denadai, Lucas Boeira e William Augusto
Elenco: Theo Tavares, Lucas Boeira, Gabriel Abou, Amanda Santos, William Augusto, Guilherme Denadai,Isadora Gaiarim, Isabella Gaiarim, Fernanda Biss, Daniela Kallina, Antônio Reis, Cristiane Schardosin, Hugo R.L.Kosop

APRESENTAÇÕES:

– Dia 11 de outubro, sexta-feira, às 20h30.
– Dia 14 de outubro, segunda-feira, às 20h30.


A MÃE

Ingressos aqui

“A Mãe”, de Bertolt Brecht, baseada no romance de Máximo Gorki, conta a história de Pelagea Wlassowa, uma mãe de operário que se transforma em ativista revolucionária durante a Revolução Russa. Inicialmente preocupada apenas com o bem-estar de seu filho, Pawel, Pelagea se envolve gradualmente no movimento dos trabalhadores. Ela começa a distribuir panfletos e, mesmo sem saber ler, compreende a importância da luta de classes. Com o tempo, assume um papel central na causa, percebendo que a luta do filho também é sua.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Rafael Pedretti
Elenco: Elianay Zanella, Bia Komikawa, Jéssica Genovezzi, Ana Halat, Jean Henrique, Alice Hein, Juliana Honorio, Jonas Fernando, ⁠Daniela Viana, Amalia Velasquez, Júlia Andrade, JP Monteiro, Maria Cella, Enzo Arroio, ⁠Clara Otto, Matheus Miguel, Ana Stella e Felipe Tozzini.

APRESENTAÇÕES:

– Dia 12 de outubro, sábado, às 19h.
– Dia 13 de outubro, domingo, às 19h.


ANJOS ESQUECIDOS

Ingressos aqui

Um drama urbano realista e atemporal. Anjos esquecidos é uma livre adaptação do livro “Crianças na escuridão”, do premiado escritor Júlio Emílio Braz, que denuncia, sem qualquer sutileza, a realidade nua e crua de muitas crianças e jovens carentes que sobrevivem nas grandes cidades brasileiras. A peça conta a história de Helena, uma menina muito jovem que é abandonada pela mãe e se vê sozinha diante de um mundo escuro e assustador. Nas ruas, em meio a olhares hostis, ela conhece Doca, uma garota um pouco mais velha que a acolhe no barraco que divide com outros jovens nos arredores do centro da cidade. Acompanhamos, de forma naturalista e sincera, o dia a dia do grupo e todas as mazelas comuns da vida nas ruas: morte prematura, prostituição infantil, abuso sexual, fome, drogas, roubos, violência policial… Se o jeito delas é de criança, a infância já não faz morada ali. Uma obra dolorosa, que escancara, mas também emociona e faz refletir.

FICHA TÉCNICA:

Direção: João Mauro Cruz
Assistente de produção: Raphaella Well Sena
Cenário: Iara Pellanda, Barby Portela, Belatriz Fonseca
Figurino: Isabele Mottin, Luana Czaikowski
Sonoplastia: Pietro Bosa, Massao Oshima
Divulgação: João Santos, Anna França, Gabi Fernandes
Elenco: Anna França, Luana Czaikowski, Iara Pellanda, Raphaella Well Sena, Barby Portela, Belatriz Fonseca, Gabi Fernandes, Massao Oshima, Pietro Bosa, Isabele Mottin, João Santos, Luís Felipe

APRESENTAÇÕES:

– Dia 15 de outubro, terça-feira, às 20h30.
– Dia 16 de outubro, quarta-feira, às 20h30.


 

Não deixem de vir prestigiar o resultado da dedicação dos nossos alunos!

Tenham todos ótimos espetáculos!

Quer ver os espetáculos? Compre seu ingresso em nossa bilheteria no dia da peça!
Todo mundo paga meia entrada!
Todas as apresentações são abertas ao público 🙂