Teatro nas Escolas Em Busca do Pássaro Azul
SINOPSE: Mitzi é uma jovem aprendiz de fada que ousada e determinada, faz uma grande viagem com seu cachorro Nicolau, sua gata Fafulicha, os apaixonados Alex (o piloto) e Jane Fonda (a princesa), mais a fada Clarice Lispector, no intuito de resgatar o Pássaro Azul da Felicidade das garras do terrível vilão Cordélio, ícone da tristeza e da maldade. Uma viagem encantada e maluca que, ao buscar o que parece estar no mundo de fora, na verdade se encontra no mundo de dentro.
CONTEXTO: Escrita em 1908, pelo dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, a peça teatral “O Pássaro Azul” logo foi encenada na Rússia e com o tempo foi levada ao cinema em diversas leituras, as mais famosas a de 1940, com Shirley Temple e a de 1976, dirigida por George Cukor, tendo no elenco Elisabeth Taylor e Jane Fonda, mais grandes atores e bailarinos do Ballet Bolshoi, numa co-produção EUA/Inglaterra/Rússia. Maeterlinck esbarrou no ícone ao inventar uma associação inesperada: pássaro azul/felicidade. Contando a surpreendente história de dois pequenos irmãos que partem para uma viagem mágica com o objetivo de encontrar o Pássaro Azul e, no caminho, vivem uma aventura de descoberta da vida, seus mistérios, armadilhas e perigos, Maeterlinck ousa tocar em temas existenciais que fazem adultos (até mais que as crianças) refletirem o verdadeiro sentido da vida. A peça é então uma viagem de descobertas essenciais, aquelas necessárias na infância, para uma compreensão melhor da vida na idade adulta.
A adaptação para o espetáculo produzido pela Barracão EnCena experimenta liberdades poéticas a serviço do universo infantil e a dramaturgia abre mão do puramente didático para privilegiar a ação, sem que o conteúdo lúdico e encantado se perca. “Em Busca do Pássaro Azul” deixa de lado também o grande espírito de ilusão, típico do teatro do início do século 20, para estabelecer um contato mais direto com a plateia e onde a reflexão e o entretenimento dialogam para um espetáculo engraçado, dinâmico e vigoroso, repleto de personagens presentes do imaginário infantil e que representam emoções fortes na alma de todos os seres humanos: o amor, a fraternidade, o medo e a coragem, além de suas contradições e conflitos.
Diferenciais
- - Espetáculo infantil
- - Valores e virtudes
- - Importância da amizade
Ficha Técnica:
- Texto e Direção: Edson Bueno
- Direção de Produção: Mevelyn Gonçalves
- Elenco: Ana Paula Machado, Edy Nascimento, Juscelino Zilio, Rafael Pedretti, Rana Moscheta, Mevelyn Gonçalves e William Barbier.
- Classificação: Livre - Infantil
- Duração: 60 minutos